Luximo's Christie's International Real Estate

Como preparar a sua casa no dia da visita de um possível cliente?

Como preparar a sua casa no dia da visita de um possível cliente?

Escolher a imobiliária adequada e saber preparar o imóvel para o dia da visita são os primeiros passos para ter sucesso na venda da sua casa.

Quem quer vender um imóvel quer vender bem e depressa. Mesmo com o mercado imobiliário em alta, vender uma casa não é um passeio no parque. Mas pode ser um processo simples se cumprir dois requisitos básicos: escolher a agência imobiliária certa e preparar a sua casa para o dia da visita. Se a preparação da casa começa antes de fazer a sessão fotográfica (esse será o primeiro contacto que os potenciais compradores vão ter com a sua casa), a escolha de quem vai fazer a mediação imobiliária começa ainda antes do dia dessa sessão. Lembre-se: o resultado final é tudo.

Para que esse resultado seja positivo, contrate um agente credível e experiente, cuja empresa tenha provas dadas no mercado. E aceite as sugestões para melhorar a apresentação da sua propriedade. Neste artigo, apresentamos-lhe 4 dicas para aprender a escolher a imobiliária e 4 truques para impulsionar o processo de venda.

4 dicas para escolher a imobiliária

1. Honestidade e credibilidade

As qualidades de um consultor imobiliário aferem-se, em primeiro lugar, pela verdade. E essa verdade é testada na resposta a duas perguntas elementares: o valor do seu imóvel e o tempo que pode demorar a ser vendido. Se o valor apresentado for muito alto e o tempo de comercialização demasiado curto, desconfie. Não é pela criação de expectativas demasiado otimistas que o seu negócio vai ser mais bem sucedido. A sua casa até pode ser vendida numa semana, mas assegurarem-lhe que vai ser assim é irreal. Aliás, a LUXIMO'S Christie's International Real Estate disponibiliza uma plataforma que pode facultar-lhe um primeiro estudo de quanto vale o seu imóvel, sem compromisso e de forma gratuita. Se for do seu interesse, disponibiliza-se, ainda, para o ajudar, com eficiência e transparência, no restante processo de venda.

2. Exposição ao mercado e carteira de clientes

Quanto maior for o grau de exposição do seu imóvel ao mercado, mais acelerada vai ser a venda. Por isso, é importante escolher uma agência imobiliária que tenha uma carteira de clientes a nível nacional e internacional, e que disponha de ferramentas digitais que funcionem como montra nesse mesmo mercado. Mais uma vez, a LUXIMO'S Christie's International Real Estate, presente em todas as redes sociais e nos mais importantes portais de venda de imóveis nacionais e internacionais, é a empresa com mais provas dadas nesta área. Sendo afiliada da Christie's International Real Estate, a maior e mais prestigiada rede de imóveis de luxo do mundo, possui 1350 escritórios espalhados por 46 países. Ao todo, a empresa conta com a colaboração de cerca de 32 mil consultores especializados, criteriosamente selecionados e treinados na transação de imóveis.

3. Conhecimento e experiência

O conhecimento apurado do mercado em que a empresa imobiliária atua é fundamental. Cada território tem as suas especificidades e ninguém sabe tudo de todas as coisas. Se a empresa tem apenas escritório e consultores no Norte, não dominará as regras do mercado do Centro ou do Sul. E vice-versa. Escolher uma empresa sediada no local em que quer vender a sua casa é, pois, imprescindível. A LUXIMO'S Christie's International Real Estate, ao contrário da maioria das empresas do sector, tem dois polos centrais de atuação: no Norte de Portugal, com sede na Foz do Douro, no Porto; e no Algarve, com sede em Vilamoura. Em cada um dos escritórios congrega especialistas com vários anos de experiência e elevado nível de formação especializada, requisito sem o qual não é possível ter sucesso.

4. Confiança e segurança

A confiança é a base de qualquer relação. No sector imobiliário, é absolutamente indispensável. É importante que possa confiar no especialista a quem entregou a venda da sua casa a ponto de poder entregar-lhe a chave de casa na sua ausência. E é fundamental ter a segurança de que ele vai abrir a porta de sua casa a clientes qualificados, ou seja, a pessoas que têm efetiva capacidade financeira para o adquirir. Lembre-se de que muitos mediadores medem o seu próprio sucesso pela quantidade de visitas que levam a casa. Mas quem já teve um imóvel à venda sabe o quanto pode ser desconfortável ter sempre estranhos a entrarem em casa, muitos deles sem qualquer hipótese de comprar a sua casa. Um consultor da sua absoluta confiança pode assegurar-lhe que, nestes casos, quase sempre menos é mais.

4 truques para preparar a sua casa

1. A limpeza

Uma casa limpa e arrumada é o melhor cartão de visita que pode oferecer ao seu potencial comprador. Em primeiro lugar, porque vai revelar a área real do imóvel e não passar a sensação de que parece mais pequeno do que é. Em segundo lugar, porque quem visita a casa precisa de perceber se tudo o que possui caberá naquele espaço. E, por último, porque a primeira impressão não é um mito: conta mesmo. Tenha particular atenção à cozinha, à casa de banho, ao exterior (varanda, terraço ou jardim) e, caso tenha crianças, aos brinquedos. Não esqueça o tapete da entrada.

2. O cheiro

Nas casas, tal como nas pessoas, o cheiro pode ser o primeiro elemento de sedução ou, pelo contrário, de rejeição. Não ignore o seu poder e encomende uma limpeza profunda. Se tiver animais ou fumadores dentro de casa, seja particularmente eficiente a arejar todas as divisões com pelo menos dois dias de antecedência. De preferência, não cozinhe antes da visita. O cheiro a comida pode ser suficiente para criar uma má impressão. Tenha também cuidado com o cheiro a humidade. Finalmente, tenha a casa perfumada mas prefira os aromas naturais aos ambientadores domésticos. Abra as janelas e encha a casa de flores frescas.

3. A luz

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A seguir à localização do imóvel, a luz é o fator mais determinante na aquisição de uma casa. Para algumas pessoas é até mais importante do que a área total. E faz sentido, porque é na luz que assenta grande parte do conforto e da economia doméstica. Deixe entrar o máximo de luz natural em casa, corra as cortinas e as persianas. Ao mesmo tempo, crie um ambiente quente e acolhedor, acendendo alguns candeeiros. Por fim, verifique se todos os interruptores funcionam.

4. Despersonalização

É uma das tarefas mais dolorosas, sobretudo se continua a viver na casa que pretende vender. Mas despersonalizar o imóvel é fundamental. Fotografias, objetos pessoais, desenhos dos filhos, plantas, recordações e bibelots decorativos devem estar já arrumados. O potencial comprador deve ser capaz de imaginar-se a viver na sua casa. Uma divisão que a maioria das pessoas tende a ignorar é a garagem e/ou anexo de arrumos: não cometa esse erro. É tão importante como qualquer outra divisão.

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