Luximo's Christie's International Real Estate

Os melhores locais para investir e comprar casa no Porto

Os melhores locais para investir e comprar casa no Porto

Descubra o que distingue as nove melhores áreas do Porto e acompanhe a oferta imobiliária da Baixa à Foz.

A Monocle, bíblia das tendências globais, descreve o Porto como uma das melhores cidades do mundo para viver. Tudo o que parece já difícil de alcançar na maioria das cidades de média dimensão europeias é ainda possível no Porto: viver no centrocomprar uma casa de luxo com áreas amplas e acabamentos de qualidade, ter vista rio ou vista mar e uma envolvente segura e tranquila. Em síntese, ter qualidade de vida. Desengane-se, por isso, se acha que as cidades já não são feitas a pensar nas famílias. O Porto rejuvenesceu, cresceu e é cada vez mais a cidade de eleição dos estrangeiros para comprar casa.

A prova disso é que a mais recente edição da revista Monocle, considerada a bíblia das tendências mundiais, descreve a segunda maior cidade de Portugal como uma espécie de oásis: "é um centro cosmopolita, onde a vida não é excessivamente cara e onde as pessoas não estão sobrecarregadas pelo trabalho". Ou seja, é um lugar para viver e realizar sonhos, concluiu a revista depois de ter entrevistado algumas pessoas, nomeadamente novos residentes que trocaram Londres, Lisboa e Paris pelo Porto.

A publicação, que se dedica à qualidade de vida e ao luxo e, por isso mesmo, dita modas globais, elogia o ambiente social, económico e cultural do Porto, bem como as opções de lazer e sobretudo de habitação. Para a revista criada pelo guru Tyler Brûlé, comercializada em 60 países, o Porto representa o casamento perfeito entre vida urbana e pessoas que querem viver bem. Isso implica, sublinha, beneficiar de uma economia ascendente e de uma oferta cultural internacional durante todo o ano.

Para quem está à procura do melhor lugar para viver no Porto, elaborámos uma lista com nove áreas distintas da cidade e respetiva oferta imobiliária, para o ajudar a escolher. Privilegiámos aspetos como a qualidade da construção, a proximidade das praias, do lazer e dos serviços, a acessibilidade e o trânsito, os espaços verdes, a segurança e a vizinhança.

1. Moradias nos bairros tradicionais da Foz do Douro

Desde o século XIX que a Foz do Douro é o lugar de eleição da burguesia do Porto para comprar casa de férias - e isso nota-se ainda hoje. Ali persistem as melhores casas e palacetes na primeira linha de praia, mas também as melhores mercearias de bairro. A Foz é, por isso, o lugar perfeito para quem privilegia a tradição e a boa vizinhança. Com o tempo, transformou-se também numa área favorecida pelos serviços. E hoje é o local onde estão implantados alguns dos melhores colégios da cidade, o que a torna particularmente apetecível para as famílias com filhos. Acresce que tudo ali está à mão no raio de um quilómetro, incluindo as zonas de lazer, como campos de ténis, de paddle e ginásios. Mais recentemente, e ao contrário do que aconteceu durante longos anos, registou-se uma vaga de construção nova de luxo. Ali mesmo, em frente ao mar. Esses novos apartamentos para venda na Foz do Douro têm um largo denominador comum: a segurança, a proximidade da praia e das pessoas, a exposição solar, a arquitetura inovadora dos condomínios fechados e o design cuidado de interiores. E têm ainda a vantagem de estar a um passo do Museu de Arte Contemporânea de Serralves e do requalificado Parque da Pasteleira, que prevalece como uma espécie de segredo da cidade.

2. Apartamentos com vista rio em Lordelo do Ouro

Não é possível, ou não é pelo menos aconselhável, comprar apartamento no Porto sem primeiro passear calmamente pela freguesia de Lordelo do Ouro. A localização privilegiada dos imóveis - a maioria tem vista desafogada para o Rio Douro - é o primeiro fator que salta à vista. Quem procura casa com vista rio tem obrigatoriamente de passar por aqui. Basta pendurar os olhos no ar para perceber o potencial do que oferecem as varandas e os terraços dos apartamentos e das moradias. Ainda por cima, por ficar a meio do caminho entre a Foz e a Ribeira, não tem a popularidade de nenhuma dessas zonas, o que a torna muito mais tranquila ao fim de semana. Mas Lordelo do Ouro tem outras particularidades que fazem dela um dos melhores lugares para viver no Porto: é talvez o lugar da cidade que está mais perto de tudo sem passar pelas ruas de trânsito. Em menos de dez minutos chega-se à praia e à Baixa. E em dois minutos, à autoestrada. Se em termos de acessibilidades é imbatível, tem ainda outro detalhe que a torna especialíssima: tem elétrico e barco à porta. Ambos são utilizados sobretudo pelos turistas, mas nada impede que um morador atravesse o rio na Flor do Gás, a pequena embarcação que transporta pessoas para a Afurada por apenas dois euros, ou que se ofereça um passeio nos históricos, raros e remodelados elétricos. Não menos importante é o corredor de tasquinhas antigas com fado e peixe fresco todos os dias. A Adega da Piedade, onde se comem pataniscas ao som do fado vadio - e que já revelou artistas portuguesas como Gisela João -, é recorrentemente eleita pela imprensa internacional como um dos melhores lugares típicos do mundo. A lista de vantagens é infindável, mas apontamos apenas mais uma: o Jardim Botânico, em tempos residência da poeta portuguesa Sophia de Mello Breyner, e hoje um lugar maravilhoso para passar longas horas no meio de todas as espécies de plantas.

3. Condomínios de luxo na Boavista

Boavista é atravessada por uma avenida com seis quilómetros de comprimento, pelo que a única tarefa difícil é mesmo escolher apenas uma casa no meio da quantidade de condomínios de luxo que acompanham a linha que vai da rotunda até ao Parque da Cidade. Mas esta zona é também um dos melhores viveiros de moradias à venda no Porto. É aqui que se encontram aquelas casas de arquitetura invejável, com enormes jardins secretos nas traseiras, fachadas com os típicos azulejos do Porto, vitrais e claraboias nos interiores, cozinhas espaçosas, salões com pavimentos de sonho e piscinas no meio de amplos espaços relvados. Querendo comprar moradia nova no Porto, é possível encontrá-la aqui. Vale igualmente a pena procurar as moradias bem conservadas, que foram desenhadas com o rigor e o detalhe de outros tempos. Zona crucial da cidade, está exemplarmente servida de comércio, escolas, serviços, transportes e oferta cultural. Ou não estivesse a Casa da Música mesmo ali no centro. Tem ainda a vantagem de ser acompanhada de uma razoável ciclovia e de estar a um pequeno passo de Matosinhos Sul, com tudo o que isso implica de proximidade de mar e de restaurantes de praia.

4. Novos empreendimentos no coração da Baixa

Porto, imobiliária, Baixa, viver no centro, comprar uma casa de luxo

Quem aprecia a vida cosmopolita, culta e agitada do centro das cidades, ou quem gosta de entrar e sair de casa sem precisar de carro nem de transportes, ou ainda quem não dispensa conversar e beber um copo na rua vai apaixonar-se perdidamente pelos novos empreendimentos da Baixa do Porto - o lugar onde hoje tudo acontece. É possível encontrar apartamentos com 3 quartos ou até apartamentos com 4 quartos na Baixa do Porto, mas o coração da cidade é destinado sobretudo a quem procura imóveis com outro conceito. Como já aqui explicámos, a tendência é para apartamentos mais pequenos que não prescindem nem do luxo nem do conforto. Neste segmento, a ementa de imóveis é absolutamente apaixonante. A quantidade de novos empreendimentos que tem surgido, privilegiando as áreas interiores mas também exteriores, demonstra que viver na Baixa não significa apenas viver no centro da animação, significa sobretudo ter uma enorme qualidade de vida. De salientar que os melhores restaurantes da cidade mudaram todos para aqui, ou abriram aqui um segundo espaço. E que é aqui que vivem o Café Majestic, a Livraria Lello, as Galerias de Paris, o Cinema Trindade, o Teatro Rivoli e, qual cereja, o indescritível Passeio das Virtudes.

5. Casas espaçosas no Bonfim

Sendo o Porto uma cidade pequena, que quase dá para percorrer na sua totalidade a pé - são 40 quilómetros distribuídos por sete freguesias e menos de 240 mil habitantes -, é normal que o património esteja espalhado por todo o território e, com ele, haja uma expansão das oportunidades imobiliárias. Bonfim, que se estende até às margens do Rio Douro, é o melhor exemplo de uma freguesia contaminada pelo cosmopolitismo da Baixa. Está perto de tudo, nomeadamente da Rua pedonal de Santa Catarina e do tradicional Mercado do Bolhão, mas com o acréscimo de ter uma tranquilidade invulgar. É ideal para famílias numerosas que procuram casas espaçosas, para quem gosta de usar transportes públicos e para quem não gosta de barulho. Tem ainda a vantagem de estar perto da estação de comboios e muito perto da saída para o Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro. De salientar que o Porto é hoje servido pelas principais companhias de bandeira, como a Turkish, a Canada, a KLM, a United, a TAAG, a Swiss, a Lufthansa, a Air France e, mais recentemente, a Emirates.

6. Oportunidades de investimento em Campanhã

Com uma enormíssima e crescente concentração de espaços dedicados às artes, Campanhã é o novo lugar da moda e, atualmente, um dos melhores lugares para investir na cidade do Porto. Proporcionalmente, é um dos locais com mais potencial de valorização a médio e longo prazo. Logo, é uma das melhores apostas no setor imobiliário. Com excelentes acessibilidades e próximo do Metro, é uma das freguesias onde mais é possível comprar terrenos grandes a preços pequenos. A LUXIMO'S Christie's tem em carteira terrenos com projetos aprovados para construção de moradias para entrega chave-na-mão. E vale mesmo a pena perceber do que se trata: são casas com 300 m2, jardim e piscina.

7. Oportunidades de negócio na Marginal do Freixo

É quase um mistério perceber que a magnífica Marginal do Freixo, que liga o centro histórico ao Freixo, não tem suficiente construção nova para habitação. Incontornável para os turistas - possui uma marina, uma vista inacreditável sobre a cidade e dá acesso à Ponte D. Luís, às Caves do Douro e à Ribeira -, esta zona, de uma beleza que vale por si só, é uma oportunidade única para quem pretende investir em hotelaria.

8. Qualidade de vida nas casas de praia de Gaia

Durante muito tempo, Vila Nova de Gaia era conhecida apenas por alojar as Caves do Vinho do Porto. Depois, ficou conhecida também pela qualidade das suas praias. Aliás, é o segundo concelho do país com mais praias com bandeira azul. Mais tarde, Gaia recebeu elogios pela sua espantosa ciclovia: são 14 quilómetros que ligam a cidade a Espinho, num trajeto quase todo feito à beira-mar. Somou-se a marina, debruçada sobre o Douro, e a requalificação da Afurada. Multiplicaram-se os restaurantes de peixe fresco, o que faz todo o sentido numa terra de pescadores, os bares, as esplanadas e os hotéis de cinco estrelas. E, de repente, Gaia deixou de ser apenas uma varanda para o Porto usada pelos turistas e passou a ser a sala de estar onde muitos querem viver. Para esta pretensão contribui o desenvolvimento e a paisagem da cidade, mas a mudança deve-se sobretudo à transformação do setor imobiliário. Gaia não é um dormitório para quem vive no Porto, é um centro habitacional de luxo que concentra algumas das mais deslumbrantes casas da região com vista mar e vista rio e seguramente alguns dos melhores condomínios fechados de luxo. Viver em Gaia é ter uma qualidade de vida ímpar num espaço urbano. E conviver diariamente com o cheiro a maresia e o pôr-do-sol, a Ponte D. Luís e a Serra do Pilar, tendo uma vista soberba sobre o Porto.

9. Arquitetura de topo em Matosinhos Sul e Leça

Rainha da arquitetura, da gastronomia, do surf e do jazz, Matosinhos Sul concentra um tão grande número de virtudes tão apetecíveis, que quase parece mentira. Mas não é. E é por isso que há cada vez mais pessoas a procurar casa nesta cidade a que se acede através da extraordinária e multipremiada escultura da artista Janet Echelman chamada "She Changes", para depois encontrar uma magnífica marginal desenhada pelo arquiteto Pritzker Eduardo de Souto Moura e, mais à frente, já em Leça da Palmeira, uma piscina de água salgada desenhada pelo outro Pritzker português, Álvaro Siza Vieira. Só isto faria de Matosinhos uma espécie de cidade de bilhete dourado. Mas há mais a justificar o desejo de viver em Matosinhos. Os apartamentos com piscina em primeira linha de mar, a proximidade dos apartamentos no Parque na Cidade, a qualidade da construção e um cardápio de luxo que reúne tudo aquilo que sonhamos ter à porta de casa: quiosques, cafés de luxo, belíssimas esplanadas, os melhores restaurantes, farmácias, dezenas de lojas de bairro e um maravilhoso mercado de peixe.

PEDIDO DE CONTACTO
PARTILHAR EM:

Imóveis em Destaque: Porto

Venda de moradia contemporânea com piscina, Vila Nova de Gaia
Ref.: CS03186
€ 750 000
Loja para venda, Matosinhos, Porto
Ref.: CS02479
€ 1 100 000
Venda de moradia para reabilitação, próxima do rio, Porto
Ref.: LS03004
€ 300 000
Apartamento duplex, em condomínio fechado, Bonfim, Porto
Ref.: LS01644
€ 490 000
Venda de moradia de luxo, Boavista, Porto
Ref.: CS02505
€ 950 000
Venda de andar moradia com jardim, em localização nobre, Foz do Douro
Ref.: LS03272
€ 499 000

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

© 2018, LUXIMO'S.  | ENTREPORTAS
Contacte-nos
Algarve
+351 289 035 465
+351 967 233 629
Porto e Norte
+351 224 057 008
+351 932 773 095