Viajar para Portugal e a partir de Portugal mudou. Os destinos multiplicaram-se, os aviões foram melhorados e as distâncias percorridas aumentaram. Conscientes de que o país está no topo da lista dos lugares que os estrangeiros mais procuram, várias companhias aéreas nacionais e internacionais oferecem uma experiência renovada, apresentando este ano um reforço das rotas entre Portugal e o resto do mundo. As férias ficam facilitadas, mas os negócios também.
O país que tem pouco mais de 800 km de norte a sul, metade totalmente banhado pelo Oceano Atlântico, já não é apenas um dos mais atrativos destinos de praia. É também a área geográfia de sedeação preferencial para dezenas de empresas internacionais e, consequentemente, lugar de eleição para comprar casa para residência fixa ou segunda habitação. As regiões do Porto e do Algarve são as mais apetecíveis e, por isso, as mais beneficiadas pelas novas ligações aéreas.
Acresce que os aeroportos portugueses, além de estarem edificados de forma invulgar e virtuosamente próxima do centro das cidades, possuem infraestruturas que se destacam entre as melhores do mundo. É o caso do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, sucessivamente eleito como o melhor da Europa e o terceiro melhor a nível mundial. Ou o caso do aeroporto de Faro, que se encontra apenas a cinco minutos de distância de uma das melhores praias da região. São cinco quilómetros de mar com areia dourada ao longo do litoral da Ilha de Faro, enquanto as costas da ilha estão viradas para as lagoas e lodaçais do Parque Natural da Ria Formosa.
A facilidade e o conforto dos voos refletem-se cada vez mais no imobiliário, que continua a ser a opção mais segura e rentável de investimento num país unanimemente reconhecido como detentor de três chancelas essenciais: segurança, tranquilidade e qualidade de vida. Isto é particularmente evidente no Porto e no Algarve, duas regiões onde a valorização de imóveis tem sido constante e onde o complexo habitacional de luxo continua a expandir-se.
No Porto, onde agora existem, por exemplo, voos diretos para Sevilha, Alicante, Brive, Bordéus, Milão, Cagliari, Edimburgo, Londres Southend, Marraquexe ou Veneza, o segmento luxuoso continua a liderar a preferência de quem está a comprar ou a vender, uma vez que a construção tem apostado afincadamente em apartamentos e moradias que se distinguem pela arquitetura e pelo local de implantação. Nos eixos mais nobres da cidade é possível, consultando os agentes imobiliários especializados da LUXIMOS Christie's, encontrar empreendimentos novos e modernos que representam excelentes oportunidades para quem procura ter elevada qualidade de vida num centro urbano. Ou para quem procura apenas investir.
No Algarve, que este ano vai ganhar três novas rotas para a Escandinávia - para Aarhus, na Dinamarca, Gotemburgo, na Suécia e Oslo, na Noruega - a preferência ditada pelo clima favorável, a boa gastronomia, a reconhecida fama na prática do golfe e a costa polvilhada de marinas, continua a fazer recair as escolhas sobre terrenos e propriedades de design contemporâneo com piscina ou casas de campo que permitem desfrutar da prestigiada e paradisíaca beleza do Triângulo Dourado, que abrange Almancil, Vilamoura, Vale do Lobo, Quinta do Lago e Vila Sol. Só no ano passado, foram mais de 200 mil os escandinavos que elegeram Portugal. Este ano pode muito bem ser a sua vez.