Pedido de Reunião Virtual
Luximos Christie's International Real Estate

20 razões que fazem de Portugal o maior segredo da cozinha europeia

20 razões que fazem de Portugal o maior segredo da cozinha europeia

Aviso: se está com fome, não leia este texto.

A CNN apresentou uma reportagem em que garante que “Portugal é o segredo foodie mais bem guardado da Europa”. E apresenta 20 razões para o justificar. Está preparado?
O canal americano saliva com os queijos: o Queijo Serra da Estrela, o Queijo Amarelo da Beira Baixa, o Queijo da Ilha de São Jorge, do Terrincho de Trás-os-Montes. Recomenda que se acompanhe o queijo com Vinho do Porto, vinho tinto ou marmelada. 
A CNN fala do peixe da costa portuguesa e diz que é o melhor do mundo. E fala dos fantásticos mercados portugueses, onde se compra todo o tipo de peixe. Fala do magnífico robalo grelhado no churrasco e dos fabulosos restaurantes onde comer um peixinho único: São Roque, em Lagos; Restinga, no Alvor; Furnas, na Ericeira; Azenhas do Mar ou Restaurante da Adraga, em Sintra; Ribamar, em Sesimbra; ou Doca das Cavacas, na Madeira.
O azeite, claro, delicioso, também merece destaque.
A CNN fala do verdadeiro cozido à portuguesa e fala dos vários tipos que há: o do Algarve, com grão e hortelã; o do Alentejo, com borrego; o da Madeira, com batata doce; ou o das Furnas, cozido debaixo do chão.
Ah, e o bacalhau, de que temos centenas de receitas.
Mas o maior elogio foi para os pastéis de bacalhau, como os bolinhos do Aleixo, no Porto, com feijão frade. Elogio também para o bacalhau à Brás, ou à lagareiro, ou com broa, ou à Zé-do-Pipo.
Destaque para os arrozes, sobretudo os que se fazem no Norte. O arroz de forno! O arroz de pato, o arroz de cabidela ou o arroz doce.
A estação americana fala também do presunto português: do porco preto alentejano e do bísaro.
Na fruta, salienta as bananas da Madeira, o ananás dos Açores, as cerejas da Serra da Gardunha, as laranjas e os figos do Algarve, os melões do Tejo, as ameixas de Elvas e as maçãs Bravo Esmolfe do Oeste.
Os pastéis de nata merecem sempre menção especial, mas a CNN descobriu outros deliciosos doces portugueses: o bolo de mel da Madeira, o bolo de figo, amêndoa e alfarroba do Algarve, os pastéis de Tentúgal, o toucinho do céu ou as barrigas de freira.
A lista não acaba aqui. Leia a reportagem completa. E, se for caso disso, apanhe o primeiro avião para Portugal. Porque tudo isto existe e, sim, tudo isto é de perder a cabeça.


Pedido de Contacto
PARTILHAR EM:

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER

© 2018, LUXIMOS.  | ENTREPORTAS