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Gaia ganha mais um trunfo: em 2026 vai ter estação de TGV

Gaia ganha mais um trunfo: em 2026 vai ter estação de TGV

Vila Nova de Gaia conquistou um argumento de peso para quem procura comprar casa naquela margem do Rio Douro: vai ter uma estação de TGV e uma nova ponte.

A cidade de Vila Nova de Gaia, onde cada vez mais famílias e investidores procuram comprar casa, ganha um novo trunfo: em 2026 vai ter uma estação de TGV. O comboio de alta velocidade, que vai ligar Campanhã, no Porto, a Soure, em Coimbra, terá uma estação em Santo Ovídio. É um argumento de peso para quem procura apartamentos e moradias naquela margem do Rio Douro. A linha, que será subterrânea até Serzedo, terá um custo de 900 mil euros, integralmente financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, um programa de aplicação nacional, que vai implementar reformas e investimentos destinados a repor o crescimento económico sustentado, após a pandemia, reforçando o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década. O projeto está fechado e a obra prestes a arrancar.

De acordo com as explicações dadas aos meios de comunicação social pelo presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, trata-se de um novo percurso, diferente do que atualmente passa pelas Devesas. A travessia não é paralela ao mar, é uma linha totalmente nova, que desvia o TGV da orla marítima onde o comboio circula neste momento, em Espinho e Gaia, para o interior do concelho. Foi pensada para servir a futura linha até à Casa da Música. Chama-se Linha Rubi.

"Santo Ovídio vai transformar-se numa grande central distribuidora de transporte público", assegurou o autarca. Recorde-se que o projeto inicial previa que os gaienses, bem como todas as pessoas que escolhem viver naquela cidade, fossem obrigadas a deslocar-se a Campanhã, que será "o grande terminal ferroviário", para apanhar o TGV ou, em alternativa, deslocar-se a Aveiro. "Ninguém nos perdoaria se, em Santo Ovídio, no município mais populoso da Área Metropolitana do Porto, não tivéssemos a grande Montparnasse da região Norte e de Vila Nova de Gaia", afirmou o autarca, aludindo à estação ferroviária de Paris. "Esta nova infraestrutura é absolutamente decisiva", enfatizou.

 

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Nó Sto. Ovídio

 

Nova ponte sobre o Douro arranca em 2023

A travessia será feita através de uma ponte gémea à Ponte de São João. Nesse trecho, o comboio não ganhará uma velocidade elevada. "Desloca-se a velocidade normal, porque faz a travessia de ponte. Só ganha velocidade a partir de Gaia", concretizou o autarca, acrescentando que se trata de uma "grande conquista" para o município.

Essa nova ponte, que vai unir o Campo Alegre, no Porto, ao Candal, em Gaia - é a sétima travessia sobre o Douro - começará a ser construída já no primeiro semestre de 2023 e deverá ficar concluída em 2025. E será exclusivamente reservada ao Metro, aos peões e às bicicletas. Ou seja, rege-se integralmente por todos os critérios de sustentabilidade. "A nova ponte e a nova linha são o mais forte contributo para a descarbonização da mobilidade nesta região, uma vez que este passará a ser o eixo alternativo à circulação automóvel na Ponte da Arrábida e a parte da VCI", elogiou, também, por estes dias, Tiago Braga, presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto. "É um passo decisivo para um futuro limpo, sustentável e amigo das pessoas". Em comunicado, a Metro do Porto assumiu ainda que o objetivo com a construção da ponte "é o de conseguir o melhor projeto de execução, integrando-a plenamente na vida e no funcionamento da cidade".

 

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O projeto vencedor (houve 28 propostas nacionais e internacionais) foi desenhado pelo consórcio formado pelas empresas Prof. Edgar Cardoso – Engenharia e Laboratório de Estruturas, Lda, Arenas & Associados, Ingenería De Diseño SLP e No Arquitectos, Lda. O desenho consiste numa ponte de pórtico com efeito de arco, toda construída em betão. Relativamente ao seu perfil longitudinal, já se sabe que vai ter uma altura superior à da Ponte da Arrábida, para não se tornar um obstáculo visual. A construção terá um prazo de execução de 970 dias e uma estimativa orçamental de 50,5 milhões de euros.

 

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