Luximo's Christie's International Real Estate

Porto recebe primeira exposição de Anish Kapoor, mestre da arte contemporânea

Porto recebe primeira exposição de Anish Kapoor, mestre da arte contemporânea

O Museu de Serralves, no Porto, recebe pela primeira vez o célebre artista indiano Anish Kapoor. A exposição "Obras, Pensamentos, Experiências” conta com quatro grandes obras do escultor e a nunca antes exposta “Language of Birds”. 
A primeira mostra individual em Portugal da obra de Anish Kapoor, um dos mais importantes escultores contemporâneos, inclui quatro peças distribuídas pelo Parque de Serralves, acompanhadas por uma escultura no museu e 56 maquetas, que resultam do artista feito pelo artista ao longo de 40 anos. 
A peça “Sectional Body preparing for Monadic Singularity” (“Corpo seccional preparando-se para uma singularidade monádica"), apresentada pela primeira vez em Versalhes, em 2015, e construída em PVC vermelho vivo, pretende refletir sobre “a mudança do espaço” e a articulação entre “o interior e o exterior do objeto”, descreve o portal de arte "Arte Capital".

Sectional Body preparing for Monadic Singularity

Anish Kapoor


“Sky Mirror” (“Espelho do céu”), que já passou por Londres, Nova Iorque e Mumbai, é constituída por um espelho côncavo de aço inoxidável que “obriga os observadores a entrarem no domínio da própria peça” para a poderem experienciar na sua totalidade, refletindo o local onde está exposta, numa espécie de trazer “o céu à terra”.

Sky Mirror

Anish Kapoor


“Language of Birds” (“Linguagem das aves”), um inédito, consiste numa escada em espiral onde, uma vez por semana, vai subir ao pedestal um chamador de aves, em referência a uma lembrança de infância do escultor. 

Language of Birds

Anish Kapoor

 

“Descent into Limbo” (“Descida para o limbo”) é a escultura mais antiga patente na exposição e cujo título se inspira numa obra homónima do pintor renascentista Andrea Mantegna, que surge do interesse do artista “pelo jogo formal e metafórico entre luz e escuridão, interior e exterior, o contido e o infinito”, refere o comunicado. 

Descent into Limbo

Anish Kapoor

A exposição estará patente na fundação de Serralves, no Porto, até ao dia 6 de janeiro de 2019.
Anish Kapoor nasceu em Mumbai, na Índia, em 1954. Na década de 1990 alcançou reconhecimento internacional como membro da geração de novos escultores britânicos, tendo desde então desenvolvido uma vasta obra, como por exemplo “Cloud Gate” (2004), “Marcyas” (2002), “Leviathan” (2011), e “Orbit” (2012). As suas obras já lhe valeram inúmeros reconhecimentos como o prémio Duemila, em 1990, o prémio Turner, em 1991, e o Padma Bhushan, em 2012. 

 

PEDIDO DE CONTACTO

Subscreva a nossa Newsletter

© 2018, LUXIMO'S.
Contacte-nos
Algarve
+351 289 035 465
+351 967 233 629
Porto e Norte
+351 224 057 008
+351 932 773 095