Ao comprar uma casa em Portugal, os interessados buscam qualidade, bons preços e, também, segurança para uma vida tranquila. Em novembro de 2020, o jornalista Alex Ledsom, da Forbes, escreveu que “embora os fatores que afetam a paz mundial mudem ao longo do tempo, uma coisa permaneceu constante: Portugal continua sendo um dos países mais seguros”. A declaração de Ledsom é confirmada por vários rankings internacionais que enaltecem as qualidades do país, com a segurança ocupando um lugar central. De fato, publicações sobre Portugal como um destino seguro são frequentes, especialmente nos últimos anos, com Portugal aparecendo ano após ano como um dos países mais seguros no Global Peace Index.
Em 2023, Portugal voltou a figurar no top 10 da lista dos países mais seguros e pacíficos do mundo, ocupando a 7ª posição no Global Peace Index, promovido pelo Institute for Economics and Peace. Em anos anteriores, como em 2020 e 2021, Portugal ocupou a terceira posição. No entanto, a posição ligeiramente inferior no último ano ainda coloca o país entre os mais pacíficos do mundo.
Os pesquisadores analisam, ano após ano, 163 territórios e estados independentes de acordo com 23 indicadores qualitativos e quantitativos, incluindo segurança interna, militarização, conflitos internos e externos, violência policial, segurança pública, terrorismo, justiça social, entre outros, para determinar o nível de paz em cada nação. Sem surpresa, a Irlanda lidera o ranking há vários anos consecutivos.
A segurança como um valor no setor imobiliário
Mas a segurança não é apenas uma questão de bem-estar. Ela também é um verdadeiro ativo no setor imobiliário. À medida que crescem as preocupações com a segurança pessoal e patrimonial, a percepção de um local seguro pode aumentar consideravelmente o valor dos imóveis. A segurança não é apenas uma necessidade básica, mas também uma estratégia inteligente de valorização imobiliária, pois onde há segurança, há investimento!
A segurança é um fator crucial na decisão de comprar uma casa em Portugal, especialmente para estrangeiros e famílias que buscam estabilidade. A segurança influencia não apenas o bem-estar diário, mas também o valor da propriedade a longo prazo, sendo que as áreas seguras e tranquilas são as preferidas para investimentos imobiliários. E, nesse campo, o Algarve ganha pontos. A região não apenas encanta com suas praias deslumbrantes, mas também tem baixos índices de criminalidade, o que a torna uma área preferida para quem quer se mudar para Portugal, especialmente durante a aposentadoria. A percepção de segurança aqui também envolve a ausência de ameaças, como o terrorismo, e a abertura para diferentes culturas, tornando o Algarve um destino acolhedor para vários perfis de clientes compradores.
É interessante notar que a segurança é uma preocupação compartilhada por nacionais e estrangeiros, mas sua importância pode ser percebida de forma diferente por cada um.
Para os estrangeiros, muitas vezes aposentados, que estão procurando um novo país para viver, a segurança costuma ser um dos fatores mais decisivos. Portugal é considerado uma opção atraente devido à sua baixa taxa de criminalidade e alta sensação de segurança, fatores que têm ainda mais peso para aqueles que vêm de países onde a violência ou a instabilidade são maiores. A tranquilidade e a ausência de grandes ameaças, como o terrorismo, também são um ponto forte, contribuindo para a escolha de Portugal como destino para residência e investimento imobiliário.
Mas não é só para os estrangeiros que Portugal se destaca por sua segurança. Para os portugueses, a segurança é como um bom vinho: reconhecida e apreciada, mas nem sempre exaltada no dia a dia. Por ser um aspecto valorizado, ela é vista como garantida e percebida com certa normalidade.
Juntamente com o clima ameno, a qualidade de vida e a localização estratégica do país - Portugal continua a ser visto como uma porta de entrada para a Europa, com fácil acesso aos continentes americano e africano -, a segurança é um dos principais fatores que atraem residentes e investidores internacionais.
A segurança não é apenas um sentimento, nem é indiferente o efeito catalisador que provoca. A segurança é o novo ouro do mercado imobiliário português. Aliás, é este fator que explica o aumento do turismo e o crescente interesse de estrangeiros - incluindo uma lista infindável de figuras famosas - pelo mercado imobiliário nacional.
Artigo relacionado: "Os americanos são a nova nacionalidade encantada com Portugal"
Artigo de opinião publicado no portal imobiliário Casa Yes, em 9 de outubro de 2024