Pedido de Reunião Virtual
Luximos Christie's International Real Estate

Já tem saudades do Algarve? 10 novidades que vai querer saber

Já tem saudades do Algarve? 10 novidades que vai querer saber

Algarve é conhecido por ter as praias mais procuradas da Europa e algumas das casas mais tentadoras do mundo. Mas o Sul de Portugal está cheio de coisas novas.

É possível que a maioria das pessoas nunca tenha sentido tanta falta do Algarve como este ano, depois daqueles longos meses de pandemia que impossibilitaram os fins de semana e as férias no Sul de Portugal. Isso ajuda a explicar a enorme afluência verificada no período da Páscoa, superior a 2019, facilitada pelos 900 voos semanais no Aeroporto Internacional de Faro. Se está pensando matar as saudades que sentiu das praias e do sol da região, saiba que há muitas novidades à sua espera. A região não esteve parada, esteve constantemente investindo em várias áreas, desde a sustentabilidade ao meio ambiente, do desporto aos transportes, da imobiliária à cultura, para que agora renasça como destino turístico ainda mais incontornável. A LUXIMOS Christie 's International Real Estate elaborou uma lista com dez novidades que vai mesmo querer saber. Porque todas elas foram minuciosamente desenhadas para aumentar sua qualidade de vida quando visitar o Algarve, seja como turista, como residente ou como investidor.

 

Artigo Relacionado: Europeus escolhem o Algarve para as férias de 2021

 

1. Clube de Vela de Lagos já tem canoagem

Lagos, no Barlavento algarvio, vai passar a ter a modalidade de canoagem, fruto de um protocolo de cooperação assinado entre a Federação Portuguesa de Canoagem e o Clube de Vela de Lagos. A ideia é promover o desenvolvimento da canoagem na área geográfica do município pelo período de três anos. Também está prevista, ainda durante este ano, a implementação e o ensino desta modalidade. Inicialmente, vai desenvolver-se no mar e, depois, na Barragem da Bravura. A Federação Portuguesa de Canoagem vai ceder o material desportivo, constituído por três kits, que integram um kayak, colete e pagaia de polietileno.

2. Olhão inaugura um jardim que poupa água

O jardim Patrão Joaquim Lopes, em Olhão, deixou de ter relva para passar a ter um conjunto de espécies que quase não precisam de água. É uma solução de engenharia natural, em linha com as preocupações mundiais da escassez de recursos ditada pelas alterações climáticas, que permite aumentar a eficiência hídrica deste enorme jardim situado à beira-ria. Por outro lado, esta obra criou uma ligação direta para a Ria Formosa, possibilitando uma integração muito maior com esta zona húmida. Também foi requalificada a Avenida 5 de Outubro, onde se concentram os restaurantes e os mercados desta cidade de Faro, unindo os vários parques infantis.

3. Albufeira terá quatro campos "3x3"

A Federação Portuguesa de Basquetebol projeta ter em todo o país, a médio prazo, 80 campos da nova vertente olímpica '3x3', decorados com arte de rua, no âmbito do programa '3x3 BasketArt'. Albufeira será o primeiro concelho português com quatro campos desta modalidade inaugurada nos últimos Jogos Olímpicos, realizados em Tóquio, no Japão. O objetivo é levar o basquetebol e o desporto para a rua, num espaço ao ar livre e aberto a todos. Com a aposta no '3x3', uma vertente mais simples do basquetebol, com menos atletas e menos recursos, a Federação afirma o desejo de investir na modalidade e na descoberta de novos talentos, visando a participação olímpica a longo prazo. Em Albufeira, os novos quatro campos serão instalados no parque desportivo de Vale Faro, onde já existe um campo de tênis,  junto a uma zona de lazer, no centro da cidade.

 

Artigo Relacionado: Praia da Falésia é uma das 25 melhores praias do mundo

 

4. São Brás de Alportel é referência do autocaravanismo

 

São Brás de Alportel Caravanismo

São Brás de Alportel, no distrito de Faro, tem uma nova área de serviço para autocaravanas, com capacidade para 25 veículos, e ambiciona ser uma referência no setor do autocaravanismo no Algarve, com espaços que se destacam pela qualidade e pela autenticidade. A nova área de serviço, localizada na Estrada Nacional 2, visa atrair turistas que procuram a região para caravanismo, um segmento turístico que tem vindo a crescer no Algarve. Integrada na Rota Serrana de Autocaravanismo do Algarve, esta área está localizada junto à entrada sul da vila, próxima das zonas de comércio e serviços. Disponibiliza uma área de informação sobre atividades turísticas e terá um espaço para aquisição de produtos locais. Para quem não tem autocaravana mas quer ter esta experiência, será disponibilizada a "autocaravana do amor", uma versão romântica do caravanismo. Esta região é a primeira a receber o certificado de homologação da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

5. Percurso entre Lagos e Vila Real de Santo António encurtado em 25 minutos

O contrato para a eletrificação do troço da Linha ferroviária do Algarve entre Tunes e Lagos já foi assinado e servirá para eletrificar os 45 quilômetros de linha que servem os concelhos de SilvesLagoaPortimão e Lagos. O troço entre Faro e Tunes já se encontra eletrificado e os trabalhos nos restantes dois troços - entre Faro e Vila Real de Santo Antônio, já em curso, e entre Tunes e Lagos - vão permitir utilizar composições mais modernas, confortáveis e rápidas, reduzindo o tempo de percurso entre Lagos e Vila Real de Santo Antônio em 25 minutos. A eletrificação da linha está sendo feita em duas fases: uma abrange o troço entre Vila Real de Santo Antônio e Faro e deverá estar concluída já em 2023; a outra compreende o troço entre Tunes e Lagos e trará importantes benefícios ao nível da segurança, eficiência, qualidade de serviço e sustentabilidade ambiental, ao longo dos 140 quilômetros de extensão da Linha do Algarve.

6. Central fotovoltaica vai ser instalada em Faro

Uma central fotovoltaica vai começar a ser construída este ano em Faro, onde serão instalados 24 mil painéis solares numa área de 24 hectares. Esta obra terá um impacto fundamental ao nível da produção de energia solar na região de Faro, considerada uma das melhores em termos de radiação solar da Europa continental. O projeto vai ser instalado na freguesia de Santa Bárbara de Nexe, na periferia da cidade de Faro. O parque vai ter uma capacidade de produção anual de energia elétrica de 24 gigawatt-hora (GWh), permitindo alimentar cerca de 6.943 casas. A produção de energia através do sistema solar vai evitar a emissão anual para a atmosfera de 6.093 toneladas de diôxido de carbono (CO2). A futura central fotovoltaica deverá entrar em operação ainda este ano.

7. Fonte da Benémola ganha 20 percursos de bicicleta

Um contador instalado na Paisagem Protegida Local da Fonte da Benémola, no interior do concelho de Loulé, permitiu concluir que houve mais de 240 mil pessoas, nos últimos três anos, a escolher aquele local, que se estende por 392 hectares, para passear a pé e de bicicleta. E nem os dois anos de pandemia demoveram os visitantes. A Fonte da Benémola se localiza em pleno barrocal algarvio, é atravessada pela ribeira de Menalva e abastecida por várias nascentes, o que lhe permite ter água durante todo o ano. Daí a riqueza da fauna e da flora que a caracterizam. Agora, esta zona beneficia também do "Centro Cyclin’ Portugal Loulé", um projeto criado em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo. Trata-se de uma rede de percursos que integrará três portas, ou seja, pontos de partida e chegada dos itinerários: Loulé, Alte e Ameixial, totalizando 20 percursos e cerca de 900 quilômetros cicláveis.

 

Artigo Relacionado: Loulé, Silves e Albufeira promovem geoparque mundial da UNESCO

 

8. O primeiro borboletário do Algarve

Borboletario Algarve

Centenas de borboletas oriundas de vários pontos do planeta, desde a América Central à Ásia, podem ser vistas no novo Jardim das Borboletas, em Albufeira, um espaço tropical com mais de 300m2. É o primeiro borboletário do Algarve e está integrado no parque temático Zoomarine. Em termos botânicos, este novo habitat de imersão conta com mais de 70 espécies de plantas, onde é possível testemunhar o ciclo de vida destes graciosos insetos e perceber seu contributo para o meio ambiente. A proximidade das borboletas permite compreendê-las melhor e tirar fotografias raras. Enquanto o passeio dura, várias borboletas nascem, em tempo real, nos casulos, à vista de todos.

9. Comprar casa no Algarve

Desde a década de 1970 que os ingleses procuram o Algarve para comprar casa, seja para viver permanentemente ou para passar férias. Ao longo dos anos, outras nacionalidades foram descobrindo os encantos desta região do Sul de Portugal e procuram igualmente investir em apartamentos com vista mar e em moradias com jardim e piscina. Mais recentemente, têm sido os alemães a fazer disparar a compra de casas de alto padrão no Algarve. A Quinta do Lago, seguida de Albufeira-Vilamoura Faro-Tavira-Portimão estão entre as zonas mais concorridas. A LUXIMOS Christies International Real Estate é a agência imobiliária mais procurada pelos investidores e pelas famílias. Neste momento, os cidadãos estrangeiros residentes no Algarve já representam 14,7% da população.

 

Artigo Relacionado: Porque é que os britânicos continuam a comprar casa no Algarve?

 

10. Descobrir a obra de Gastão Cruz

Há zonas do mundo que são perfeitas para quase tudo, mas onde não é possível encontrar um escritor de referência. Não é o caso do Algarve. Além das 3000 horas de sol por ano, das praias paradisíacas, das tentações imobiliárias, da frenética movida, dos premiados campos de golfe, do patrimônio histórico, da gastronomia e de tantas outras virtudes, o Algarve ainda tem um autor, que está devidamente traduzido, e que é obrigatório conhecer quando se decide visitar ou viver no Algarve: Gastão Cruz (1941-2022). Poeta, encenador e crítico literário, tem uma vastíssima obra. E se não sabe por onde começar, comece pelo último livro, "Existência", publicado em 2018, que lhe valeu, mais uma vez, o Grande Prêmio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores. É uma "poderosa reflexão sobre a vida, a memória, o envelhecimento e o espectro da morte", como então descreveu a editora Assírio & Alvim.


Pedido de Contacto
PARTILHAR EM:

Imóveis em Destaque: Algarve

Terreno para construção urbana à venda, Almancil, Algarve, Portugal
Ref.: 1CS00251
€ 2 140 000
Venda de apartamento novo com vista mar em Tavira, Algarve, Portugal
Ref.: 1LS01205-12N
€ 408 011
EMPREENDIMENTO ICON
Apartamento de luxo com vista sobre a Ria Formosa, para venda em Faro, Algarve
Ref.: 1LS02080-N
€ 424 000
Fantástica moradia moderna, para venda no centro de Santa Bárbara de Nexe, Algarve
Ref.: 1LS02067
€ 1 075 000
Empreendimento Luz Living
Apartamento novo T1, para venda, na Praia da Luz, Lagos, Algarve
Ref.: 1LS01447-J
€ 599 900
Novo empreendimento Tavira
Apartamentos T4, nova construção, para venda em Tavira, Algarve
Ref.: 1LS01941-A
€ 420 000

Subscreva a nossa Newsletter

© 2018, LUXIMOS.  | ENTREPORTAS